Esta semana, foram divulgadas imagens de câmeras corporais de policiais militares que invadiram uma escola em São Paulo para reclamar de um desenho de um orixá, feito por um aluno durante uma atividade de ensino de cultura afro-brasileira. O caso aconteceu no ano passado, mas a divulgação das imagens revela a atuação intimidatória dos agentes de segurança e levanta a discussão sobre abuso de poder policial e intolerância religiosa nas instituições de ensino.
Uma diretora de escola tenta explicar a lei. Um tenente da Polícia Militar interrompe a conversa e acusa a educadora de impor ideologia própria. Nas imagens, gravadas pela câmera corporal do policial, a diretora explica que o conteúdo faz parte do currículo das escolas públicas e é obrigatório por lei.
A ocorrência aconteceu no ano passado, depois que o pai de uma aluna denunciou a escola por, supostamente, impor uma religião de matriz africana. O motivo foi o desenho de um orixá produzido durante a atividade pedagógica na sala de aula.
As imagens chamam a atenção não só pelo tom da conversa, mas pela própria presença da Polícia Militar discutindo sobre conteúdo pedagógico. Afinal, esse tipo de ocorrência justifica uma intervenção policial?
Paulo Peixoto (advogado especialista em direito público): "Esse tipo de abordagem não pode. Vai contra a disposição. É tema de sala de aula, é conteúdo pedagógico, que pode ser discutido no âmbito da Secretaria da Educação, do Ministério da Educação, mas não como uma prática criminosa que exija a atuação da polícia."
A lei 10.639, em vigor desde 2003, tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as escolas do país. A legislação não cria aulas de religião; ela determina o estudo da formação histórica, cultural e social do povo brasileiro.
O caso, que começou com um desenho feito em sala de aula, agora amplia o debate sobre liberdade de ensinar, intolerância religiosa e os limites da atuação do Estado dentro da escola.
Compartilhar:
