Mais um estudo comprova os efeitos saudáveis de um bom prato de feijão com arroz, base da nossa alimentação. E também os fatores preocupantes: por exemplo, o brasileiro está consumindo cada vez mais sal.
Uma alimentação à base do tradicional arroz com feijão ou uma dieta que inclua frutas, verduras, castanhas e peixes ajudam na redução de peso e da gordura corporal. Os alimentos ultraprocessados, entre eles refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos, salgadinhos e embutidos, expõem o corpo a um maior risco de várias doenças.
Quem bebe um copo médio, de 240 mililitros, de refrigerante por dia tem até 23% mais risco de hipertensão, diabetes e síndrome metabólica, que é a combinação de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2. Consumir ultraprocessados diariamente eleva o risco de morte por qualquer causa em 10%, e por doenças crônicas em 11%.
O consumo de sal está mais de duas vezes acima do que recomenda a Organização Mundial da Saúde, que é de cinco gramas por dia. O estudo comprovou que a média diária está em 11 gramas. Os homens consomem 38% mais sal do que as mulheres.
O estudo foi feito com base em cerca de cem artigos científicos publicados pela organização Elsa-Brasil, que reúne seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Os dados completos podem ser acessados nosite da organização.
Compartilhar:


